Incineração

A incineração é um processo de decomposição térmica, onde há redução de peso, do volume e das características de periculosidade dos resíduos, com a conseqüente eliminação da matéria orgânica e características de patogenicidade (capacidade de transmissão de doenças) através da combustão controlada. A redução de volume é geralmente superior a 90% e em peso, superior a 75%. Esse processo de destruição térmica, via oxidação, realizada sob alta temperatura – usualmente inferior a 900º, mas que pode chegar a 1250°C, com tempo de residência controlada, e que tem como objetivo destruir a fração orgânica do resíduo, reduzir o seu volume e torná-lo menos tóxico ou atóxico.

A incineração de resíduos nada mais é do que o processo de queima de rejeitos industriais e do lixo urbano em fornos ou incineradores específicos para esta atividade.

A destruição dos resíduos ocorre quando os resíduos (sólidos ou líquidos) são colocados em câmaras de combustão, onde são submetidos a temperaturas superiores.

Após o processo de queima, as cinzas dos resíduos de origem industrial devem ser encaminhadas a aterros sanitários legalizados. Nesses locais autorizados é feita a disposição final ambientalmente adequada, conforme estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – Lei Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010 

Além de reduzir o volume de sobras industriais resultantes do processo fabril em cerca de 90%, a incineração é um processo térmico de tratamento de resíduos que contribui com a preservação do meio ambiente e o bem-estar da sociedade.

 Essa Tecnologia é muito utilizada em tratamento de resíduos sólidos e líquidos indicada para materiais infectantes, químicos e perfuro cortantes (grupos A, B e E). 

O QUE PODE SER INCINERADOS:

A incineração é um método eficiente, além de ser uma maneira sustentável de destinar as sobras da sua produção.

Veja quais resíduos devem ser incinerados:

  • Resíduos da indústria farmacêuticas é cosmética
  • Resíduos industriais não perigosos (Classe II)
  • Resíduos líquidos(Classe I e Classe II)
  • Resíduos de serviços de saúde(RSS) dos Grupos A, B e E
  • Resíduos e reagentes químicos (incluindo aqueles de vidrarias)
  • Produtos controlados pela Polícia Civil, Polícia Federal e pelo Exército Brasileiro
  • Defensivos agrícolas (praguicidas, pesticidas e agrotóxicos)
  • Solos contaminados
  • Óleo ascarel

A EkooAmbiental recomenda ações preventivas hoje, para evitar problemas amanhã!