Descaracterização de resíduos
O processo de descaracterização, tem como objetivo proteger a marca de seus fabricantes, anulando os ricos de reutilização dos produtos, transformando qualquer matéria em diferentes tamanhos. Após o tratamento, os resíduos são encaminhados para locais licenciados, pelos órgãos ambientais de acordo com as suas características e periculosidade.
A descaracterização de resíduos – conhecida também como descaracterização de embalagens, descaracterização de produtos, descaracterização de materiais – é uma das práticas mais seguras e modernas de gerenciamento de resíduos na área de logística reversa, além de garantir a proteção da marca.
Para não causar prejuízo à saúde humana, às cidades e ao meio ambiente, o descarte de uma série de produtos e materiais, gerados/descartados em indústrias, empresas, no comércio varejista e outras atividades econômicas precisa ser criterioso, seguro, adequado e obedecer a legislações sanitárias e ambientais.
Há vários materiais inservíveis que requerem tratamento especial, que necessitam ser submetidos ao processo descaracterização.
Materiais inservíveis que requerem tratamento especial
- produtos vencidos do setor varejista
- produtos farmacêuticos
- documentos confidenciais
- matéria de publicidade e marketing
- itens químicos
- material contaminado
- uniformes industriais e EPIs (equipamentos de proteção individual) com logotipos
- medicamentos
- dados bancários
- cartões magnéticos
- componentes eletrônicos, de informática e outros
Vantagens da Descaracterização de Resíduos, Embalagens, Produtos e Materiais
- Atesta e documenta a destinação adequada dos resíduos
- Garante a proteção de marcas e patentes consolidadas
- Evita a exposição e a utilização indevida do material descartado no mercado ilícito
- Permite a reinserção do resíduo tratado na cadeia produtiva
- Blinda a empresa contra possíveis problemas judiciais
- Otimiza a gestão de resíduos industriais/comerciais
- Fortalece o compromisso sócio-ambiental da empresa
Descaracterização também se aplica com eficácia no recall de alimentos e bebidas
Descaracterização também se aplica com eficácia no recall de alimentos e bebidas que chegaram às prateleiras do varejo e precisaram retornar à indústria por motivos específicos. Estes produtos também podem ter a descaracterização solicitada nos casos de não conformidade detectada pelo controle de qualidade no final do processo produtivo.
Na hora de contratar a descaracterização de resíduo, porém, é relevante atentar para a idoneidade e segurança do processo da empresa prestadora de serviço, a fim de que a discrição, especialmente relativa a documentos, seja plenamente garantida e comprovada. A EkooAmbiental utiliza mão de obra e equipamentos próprios, a fim de comprovar a destinação correta, finalizada com a emissão de laudo fotograficos de destruição e certificação.
A descaracterização transforma qualquer material em partículas de diferentes tamanhos, triturando produtos, documentos, matéria prima de produção, plásticos, embalagens e produtos acabados, com o objetivo de proteger a marca de seus fabricantes, além de facilitar a reciclagem, o reaproveitamento de materiais, reduzindo o volume e otimizando a logística. Este processo, remove todas as características de produtos ou objetos, protege a marca e anula os riscos de reutilização dos produtos, garantindo sua transformação em resíduo.
A EkooAmbiental realiza a descaracterização de produtos de forma segura, evitando a reutilização ou venda clandestina e seguindo os padrões ambientais, sempre de forma transparente e segura, através um sistema que oferece rastreabilidade total na coleta, transporte, logística, descaracterização e destino final dos resíduos.