Reciclagem de madeira

Reaproveitamento e reciclagem de resíduos de madeira

Como descartar a madeira de forma adequada e em obediência a política nacional de resíduos sólidos?

Felizmente, devido ao avanço tecnológico já existem meios que nos permitem a reciclagem e o reaproveitamento da madeira como também do pó oriundo dos processos de corte e serragem da madeira.

A EkooAmbiental, já oferecem serviços de coleta, descarte adequado ou reciclagem da madeira, emitindo ainda, os certificados de correta destinação, importantes para comprovar a responsabilidade ambiental e destinação final ambientalmente correta.

Em geral, os resíduos são descartados em contêineres e posteriormente coletados para que enfim possam dar origem a novos materiais para revenda ou mesmo transformado em energia, para caldeiras, como o cavaco, e a serragem.

Sem dúvidas, uma excelente forma de reutilização para restos do processo de corte da madeira e fonte de geração de energia limpa e renovável.

Conheça alguns dos principais benefícios da reciclagem e reutilização da madeira:
  • Geração de energia limpa e renovável;
  • Destinação correta de resíduos, contribuindo para o meio ambiente;
  • Comprovação da responsabilidade ambiental;
  • Menor utilização de recursos ambientais
Quais os tipos de resíduos de madeira que coletamos?

Coletamos qualquer tipo de resíduo de madeira. Possuímos uma equipe experiente para garantir um processo ágil e seguro.

São exemplos de biomassa renovável: Madeiras usadas em obras, paletes velhos, madeiras de acondicionamento de produtos importados, caroço de Açaí, bagaço de cana-de-açúcar, casca de arroz, casca de amendoim, madeira de reflorestamento, cavaco, serragem (proveniente de madeira de manejo florestal), entre outros.

A reciclagem das madeiras engloba locação da caçamba, coleta, transporte eficiente, correta destinação e reciclagem.

Com o passar dos anos, a construção civil vem crescendo e, consequentemente, aumentando a produção de resíduos do setor, como as sobras de madeira. O estado de São Paulo é o maior consumidor de madeira no Brasil, utilizando mais de 2,5 milhões de m³ anuais. Dessa forma, apenas o Estado corresponde pelo consumo de 15% do total de madeira produzido na região amazônica.

A EkooAmbiental recomenda ações preventivas hoje, para evitar problemas amanhã!